domingo, 15 de fevereiro de 2015

Ecoponto especial...

Segundo a Sociedade Ponto Verde, os produtos enviados para reciclagem em 2014 atingiram o valor mais elevado de sempre.
A Sala de Educação Especial realizou o seu próprio ecoponto.
Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de lixo: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro.
Em Portugal são as Autarquias e Sistemas Municipais as entidades responsáveis pelos ecopontos e a Sociedade Ponto Verde a entidade gestora responsável pelo envio para reciclagem das embalagens recolhidas nos ecopontos.

Plástico com arte...

A partir de hoje, com a fiscalidade verde, pretende-se reduzir o consumo de plástico.
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, tem sido demasiado elevado o consumo de sacos de plástico em Portugal, provocando o consumo excessivo de recursos. São concebidos para serem descartáveis (e não reutilizáveis). Em média, a vida útil dos sacos plásticos leves é de apenas 25 minutos. Constituem uma componente importante e visível do lixo marinho (estudos indicam que mais de 70% do lixo marinho tem origem no plástico, maioritariamente embalagens, o que associado ao tempo bastante longo de degradação destes materiais – podem chegar a permanecer até 300 anos no Ambiente sem se degradarem - faz com que representem um problema grave em termos de poluição marinha). Constituem um risco significativo para os animais e aves marinhas, que muitas vezes confundem sacos de plástico com alimento, entrando inclusive na cadeia alimentar humana.
Algumas alunas da Educação Especial, conscientes do impacto ambiental, optaram por aproveitar plástico usado para desenharem e cortarem vestidos que imaginaram.  




Profª Elisabete Sales e Profª Paula Lucas