Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Terra

O Dia Mundial da Terra foi estabelecido em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Os prejuízos causados pelo aquecimento da Terra são inúmeros. O derretimento das calotas polares causa o avanço do nível do mar, e o número de áreas desertas por causa da falta de chuva e do calor extremo, cresce.

O Dia da Terra, Casa Comum, é uma festa que pertence à humanidade e não é regulada por uma entidade ou organismo, nem está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.

Os alunos do 3º ano, da professora Clara Valada, da Escola Básica de Penela, manifestaram-se no sentido de colaborarem para a construção de um mundo melhor, de uma Terra sustentável.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mensagens populares deste blogue

Apresentação em CD... aconteceu...

CD e DVD são constituídos por metais e plástico. Portanto, são recicláveis. O tempo do CD e do DVD para arquivo de informação já passou praticamente. Por isso, este material tem sido deitado fora sem qualquer controlo. Milhares destes discos continuam a ir para o lixo. Um CD/DVD é composto por uma base plástica de Policarbonato e uma camada refletora de liga metálica de ouro, prata ou alumínio.  A reciclagem industrial consiste na desmagnetização e no aproveitamento do plástico e de outros componentes. Os alunos do 1º Ciclo de Penela aproveitaram os CD's para construirem uma Árvore de Natal e uma coroa decorativa:

Alimentação Saudável e Sustentável

Alimentação Saudável e Sustentável é uma das opções Tema do Ano em 2015/16 para o Projeto Eco-Escolas. Foi neste sentido que o o Agrupamento de Escolas de Penela promoveu uma amostra de alimentação saudável.

Ecoponto especial...

Segundo a Sociedade Ponto Verde, os produtos enviados para reciclagem em 2014 atingiram o valor mais elevado de sempre. A Sala de Educação Especial realizou o seu próprio ecoponto. Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de lixo: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro. Em Portugal são as Autarquias e Sistemas Municipais as entidades responsáveis pelos ecopontos e a Sociedade Ponto Verde a entidade gestora responsável pelo envio para reciclagem das embalagens recolhidas nos ecopontos.