sexta-feira, 14 de julho de 2017

Desafio UHU


O 4º ano da Escola Básica de Penela participou no Desafio UHU, uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.
Resultado de imagem para desafio UHU
A inspiração vem do mocho UHU ou bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha. Esta iniciativa visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.

Resultado de imagem para desafio UHU
Assim, com a missão de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável através de projetos e atividades através do desenvolvimento da literacia ambiental das crianças e jovens esta parceria lança agora o Desafio UHU de modo a aprofundar o conhecimento e a divulgação do tema da Biodiversidade.
Este desafio teve como objetivos:
Aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade em Portugal;
Incentivar a investigação de temáticas relacionadas com a biodiversidade, ecodesign e consumo sustentável.
Profª Clara Valada e a Turma do 4º Ano
O Desafio UHU consistiu da participação na Rota das Histórias da Biodiversidade. Cada escola recebeu, rotativamente, um caderno amarelo da UHU, no qual incluiu a sua parte da história. A primeira escola iniciou e as seguintes continuaram a história, adicionando uma personagem inspirada no ecossistema local. Puderam ilustrar com desenhos ou fotografias.