Avançar para o conteúdo principal

Candeeiro de Cortiça

No âmbito do concurso Candeeiros com Cortiça, promovido pela Green Cork, os alunos do 8º ano da disciplina de Educação Tecnológica, da professora Isabel Cortez, construiram este candeeiro:
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. O projecto tem como objectivo, não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE, que utilizará exclusivamente árvores da floresta autóctone portuguesa, entre os quais o Sobreiro. Mais informações em www.greencork.org.
Nunca é demais repetir que as rolhas de cortiça são um produto natural, reciclável e reutilizável. Para aproveitar e conservar este recurso tão valioso, um número crescente de países têm-se esforçado por levar a cabo iniciativas de reciclagem, de forma a consciencializar as populações locais para a riqueza deste material.
Apesar de a cortiça reciclada jamais ser reutilizada para produzir rolhas para vinhos, existem muitas outras aplicações alternativas possíveis. Por exemplo, quadros de afixação, marcadores, bases para copos, pavimentos ou material de isolamento.


Mensagens populares deste blogue

Apresentação em CD... aconteceu...

CD e DVD são constituídos por metais e plástico. Portanto, são recicláveis. O tempo do CD e do DVD para arquivo de informação já passou praticamente. Por isso, este material tem sido deitado fora sem qualquer controlo. Milhares destes discos continuam a ir para o lixo. Um CD/DVD é composto por uma base plástica de Policarbonato e uma camada refletora de liga metálica de ouro, prata ou alumínio.  A reciclagem industrial consiste na desmagnetização e no aproveitamento do plástico e de outros componentes. Os alunos do 1º Ciclo de Penela aproveitaram os CD's para construirem uma Árvore de Natal e uma coroa decorativa:

Alimentação Saudável e Sustentável

Alimentação Saudável e Sustentável é uma das opções Tema do Ano em 2015/16 para o Projeto Eco-Escolas. Foi neste sentido que o o Agrupamento de Escolas de Penela promoveu uma amostra de alimentação saudável.

Ecoponto especial...

Segundo a Sociedade Ponto Verde, os produtos enviados para reciclagem em 2014 atingiram o valor mais elevado de sempre. A Sala de Educação Especial realizou o seu próprio ecoponto. Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de lixo: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro. Em Portugal são as Autarquias e Sistemas Municipais as entidades responsáveis pelos ecopontos e a Sociedade Ponto Verde a entidade gestora responsável pelo envio para reciclagem das embalagens recolhidas nos ecopontos.