segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Candeeiro de Cortiça

No âmbito do concurso Candeeiros com Cortiça, promovido pela Green Cork, os alunos do 8º ano da disciplina de Educação Tecnológica, da professora Isabel Cortez, construiram este candeeiro:
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. O projecto tem como objectivo, não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE, que utilizará exclusivamente árvores da floresta autóctone portuguesa, entre os quais o Sobreiro. Mais informações em www.greencork.org.
Nunca é demais repetir que as rolhas de cortiça são um produto natural, reciclável e reutilizável. Para aproveitar e conservar este recurso tão valioso, um número crescente de países têm-se esforçado por levar a cabo iniciativas de reciclagem, de forma a consciencializar as populações locais para a riqueza deste material.
Apesar de a cortiça reciclada jamais ser reutilizada para produzir rolhas para vinhos, existem muitas outras aplicações alternativas possíveis. Por exemplo, quadros de afixação, marcadores, bases para copos, pavimentos ou material de isolamento.