Avançar para o conteúdo principal
O Agrupamento de Escolas de Penela inscreveu-se na Escola Electrão, uma campanha de sensibilização ambiental e recolha de resíduos, com uma vertente social.

Vamos recolher as lâmpadas avariadas no Ponto Electrão.
As lâmpadas fazem parte dos resíduos com as quais devemos tomar muito cuidado no momento de as eliminar. Por serem de vidro, representam um risco para as pessoas, porque podem partir-se e cortar alguém. Não devem ser deitadas nos contentores de lixo comuns.
As lâmpadas incandescentes não possuem materiais poluentes. Mas, ainda assim, deve-se evitar lança-las no lixo comum. 
As lâmpadas fluorescentes, não devem ser colocadas no lixo comum, porque contêm mercúrio, um metal que, em contacto com pessoas, pode causar sérios problemas de saúde ou mesmo levar à morte.

Mensagens populares deste blogue

Apresentação em CD... aconteceu...

CD e DVD são constituídos por metais e plástico. Portanto, são recicláveis. O tempo do CD e do DVD para arquivo de informação já passou praticamente. Por isso, este material tem sido deitado fora sem qualquer controlo. Milhares destes discos continuam a ir para o lixo. Um CD/DVD é composto por uma base plástica de Policarbonato e uma camada refletora de liga metálica de ouro, prata ou alumínio.  A reciclagem industrial consiste na desmagnetização e no aproveitamento do plástico e de outros componentes. Os alunos do 1º Ciclo de Penela aproveitaram os CD's para construirem uma Árvore de Natal e uma coroa decorativa:

Alimentação Saudável e Sustentável

Alimentação Saudável e Sustentável é uma das opções Tema do Ano em 2015/16 para o Projeto Eco-Escolas. Foi neste sentido que o o Agrupamento de Escolas de Penela promoveu uma amostra de alimentação saudável.

Ecoponto especial...

Segundo a Sociedade Ponto Verde, os produtos enviados para reciclagem em 2014 atingiram o valor mais elevado de sempre. A Sala de Educação Especial realizou o seu próprio ecoponto. Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de lixo: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro. Em Portugal são as Autarquias e Sistemas Municipais as entidades responsáveis pelos ecopontos e a Sociedade Ponto Verde a entidade gestora responsável pelo envio para reciclagem das embalagens recolhidas nos ecopontos.