quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Simulacro - FUGA DE GÁS

Avaliar o Plano de Emergência Interno do Agrupamento de Escolas de Penela, coordenado pelo professor Gabriel Marques, no dia 14 JAN 2016, foi o objetivo do simulacro de fuga de gás propano.
Este simulacro envolveu diversas entidades: o Serviço Municipal de Protecção Civil, os Bombeiros Voluntários e a Escola Básica de Penela.
Com este simulacro, um dos objectivos foi detetar e corrigir alguns desvios de procedimentos do Plano de Emergência, assim como proporcionar a oportunidade de melhorar a interacção com os meios de socorro externos e ainda testar e criar rotinas de comportamento em situações de emergência junto da população escolar.
Este simulacro  serviu de treino dos intervenientes para que, quando confrontados com situações de risco reais, possam dar cumprimento aos exigentes requisitos de segurança regulamentados.
Outro dos objetivos deste simulacro em contexto escolar é melhorar continuamente o desempenho ambiental, nomeadamente na minimização da poluição e na prevenção dos seus impactes. Pretende-se, também, gerir os riscos ambientais, com vista a eliminar ou minimizar os impactes negativos das atividades, tanto nas  situações normais, como nas de emergência, acidente ou catástrofe.