Avançar para o conteúdo principal

Com o cientista...

No dia 14 JUN 2017, por iniciativa e organização da professora de Físico-Química, Manuela Sobral, veio à escola o cientista e investigador Doutor António Saraiva Lopes, professor da Universidade Clássica de Lisboa e coordenador do Grupo de Investigação de Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais (ZEPHYRUS). Tem como objetivo o estudo das alterações climáticas e seus impactes nos sistemas ambientais e humanos, a diferentes escalas geográficas e temporais. Estuda três áreas fundamentais:
1) Climatologia – estudam-se especialmente os temas de Climatologia Urbana, História do Clima, Riscos e Respostas Climáticas, Bioclimatologia e Climatologia Aplicada ao Turismo, Desportos Náuticos, Recursos Eólicos e Agricultura. 
2) Biogeografia – tem-se centrado no estudo da influência e impactes das mudanças ambientais nas comunidades vegetais, na subida do nível do mar e impactes nos ecossistemas costeiros, nas alterações do uso e ocupação do solo na distribuição e preservação da vegetação e nos processos físicos e humanos e dinâmicas da paisagem.
3) Geocriologia – tem-se focado nas dinâmicas ambientais das regiões polares (em especial na Península Antártica) e de alta montanha e a sua ligação com o Sistema Climático Global. 
 
 
 
 
Na área da climatologia os estudos centram-se nos impactes indesejáveis das alterações climáticas e eventos climáticos extremos (riscos climáticos) e visam criar soluções para o ordenamento do território, nomeadamente aquelas que passam pela avaliação do potencial climático em áreas urbanas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mensagens populares deste blogue

Apresentação em CD... aconteceu...

CD e DVD são constituídos por metais e plástico. Portanto, são recicláveis. O tempo do CD e do DVD para arquivo de informação já passou praticamente. Por isso, este material tem sido deitado fora sem qualquer controlo. Milhares destes discos continuam a ir para o lixo. Um CD/DVD é composto por uma base plástica de Policarbonato e uma camada refletora de liga metálica de ouro, prata ou alumínio.  A reciclagem industrial consiste na desmagnetização e no aproveitamento do plástico e de outros componentes. Os alunos do 1º Ciclo de Penela aproveitaram os CD's para construirem uma Árvore de Natal e uma coroa decorativa:

Alimentação Saudável e Sustentável

Alimentação Saudável e Sustentável é uma das opções Tema do Ano em 2015/16 para o Projeto Eco-Escolas. Foi neste sentido que o o Agrupamento de Escolas de Penela promoveu uma amostra de alimentação saudável.

Ecoponto especial...

Segundo a Sociedade Ponto Verde, os produtos enviados para reciclagem em 2014 atingiram o valor mais elevado de sempre. A Sala de Educação Especial realizou o seu próprio ecoponto. Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de lixo: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro. Em Portugal são as Autarquias e Sistemas Municipais as entidades responsáveis pelos ecopontos e a Sociedade Ponto Verde a entidade gestora responsável pelo envio para reciclagem das embalagens recolhidas nos ecopontos.