sexta-feira, 14 de julho de 2017

Com o cientista...

No dia 14 JUN 2017, por iniciativa e organização da professora de Físico-Química, Manuela Sobral, veio à escola o cientista e investigador Doutor António Saraiva Lopes, professor da Universidade Clássica de Lisboa e coordenador do Grupo de Investigação de Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais (ZEPHYRUS). Tem como objetivo o estudo das alterações climáticas e seus impactes nos sistemas ambientais e humanos, a diferentes escalas geográficas e temporais. Estuda três áreas fundamentais:
1) Climatologia – estudam-se especialmente os temas de Climatologia Urbana, História do Clima, Riscos e Respostas Climáticas, Bioclimatologia e Climatologia Aplicada ao Turismo, Desportos Náuticos, Recursos Eólicos e Agricultura. 
2) Biogeografia – tem-se centrado no estudo da influência e impactes das mudanças ambientais nas comunidades vegetais, na subida do nível do mar e impactes nos ecossistemas costeiros, nas alterações do uso e ocupação do solo na distribuição e preservação da vegetação e nos processos físicos e humanos e dinâmicas da paisagem.
3) Geocriologia – tem-se focado nas dinâmicas ambientais das regiões polares (em especial na Península Antártica) e de alta montanha e a sua ligação com o Sistema Climático Global. 
 
 
 
 
Na área da climatologia os estudos centram-se nos impactes indesejáveis das alterações climáticas e eventos climáticos extremos (riscos climáticos) e visam criar soluções para o ordenamento do território, nomeadamente aquelas que passam pela avaliação do potencial climático em áreas urbanas.